quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Centralia - A Cidade Fantasma que Originou Silent Hill



Centralia é um distrito localizado no estado norte-americano de Pensilvânia, no Condado de Columbia que contava com cerca de 5 mil habitantes na década de 1960. O local também abrigava cinemas, escolas, restaurantes, igrejas e uma mina de carvão.

Segundo o censo norte-americano de 2000, a sua população era de 21 habitantes. Em 2007, foi estimada uma população de 9, já em 2012 eram apenas 4 habitantes. O motivo? Um terrível incêndio na mina que simplesmente devastou a região, com chamas que continuam ardendo na terra, mesmo após mais de 40 anos desde o incidente.


Com carvão mineral em abundância, a atividade na mina era a principal fonte de renda da cidade. Até que em algum dia de 1962 , a queima de um aterro sanitário causou um enorme incêndio na mina de carvão abandonada. O fogo se espalhou pela mina, que se estendia por quase todo o subsolo da cidade, liberando gases tóxicos por toda a cidade. Devido ao calor gerado, ocorreram inúmeros incêndios na cidade neste período. A população foi obrigada a abandonar a cidade para evitar doenças respiratórias, já que não haviam encontrado forma de conter o enorme incêndio.




Além dos gases tóxicos, muitos outros perigos foram assustando os moradores de Centralia. O dono de um posto de gasolina fechou as portas em desespero após descobrir que a gasolina no tanque subterrâneo do posto estava com mais de 75 °C.

Em 1981, Todd Domboski, um garoto de 12 anos, caiu em um buraco de 46 metros de profundidade que surgiu repentinamente sob seus pés. Só foi salvo graças a seu primo, Eric Wolfgang, que conseguiu retirá-lo do buraco rapidamente. Foram medidos níveis letais de monóxido de carbono, além do vapor quente neste buraco. O garoto relatou que sentiu-se como se estivesse caindo no inferno.Este acidente atraiu atenção nacional para o caso de Centralia.




Em 1984 o congresso conseguiu mais de US$ 42 milhões em recursos para a relocação dos moradores da cidade.

Em 1992 o governador Bob Casey clamou Domínio Eminente em todas as residências, condenando todas as casas e prédios da cidade. Um subsequente processo dos moradores para ter essa ação revogada, falhou.

Em 2002, o U.S. Postal Service revogou o CEP de Centralia (17927).

Os vídeos e fotos da cidade realmente impressionam. Vemos fumaça saindo do solo o tempo todo, assim como edifícios completamente abandonados. A semelhança com a amaldiçoada Silent Hill é tão grande que Centralia até virou ponto turístico para os fãs. Quem sabe o Cabeça de Pirâmide também dê uma passada por lá.




Silent Hill teria sido baseado em um diário encontrado em Centralia





Que a cidade de Centralia serviu de inspiração para o cenário de Silent Hill, isso já foi muito falado, sendo muito fácil encontrar fotos da tal cidade. Mas, reza a LENDA, que o enredo do game também se baseia em eventos, contidos em um diário e acontecidos nessa maldita e cidade.

A história diz que a Konami, em busca de um game para combater a série Resident Evil, saiu a procura de um bom enredo para concretizar o seu jogo. Centenas de enredos chegaram ao escritório da produtora, porém, nenhum agradou o produtor Keiichiro Toyama, que na sua ânsia de derrotar a série da Capcom, iniciou uma saga pesquisando histórias de terror do mundo todo. Terminou por encontrar uma lenda de uma cidade dos EUA, chamada Centralia.

Toyama, instigado, resolveu investigar mais essa sinistra história e enviou representantes da Konami dos EUA, visitar as cidades vizinhas à Centralia, com objetivo de desmembrar esses impressionantes e assustadores relatos que ocorreram naquele lugar. A investigação rendeu muitos frutos, entre eles, um diário, comprado pela bagatela de 10 mil dólares de um dos moradores do distrito de Ashland, J. S. Manson, um comerciante que confessou ser de um parente desaparecido, morador de Centralia em 1960. O diário era um caderno de capa-dura de couro, bastante velho e desgastado, com as letras “H. Manson” marcados no canto inferior direito da capa.

O diário, segundo um dos membros da Equipe de Toyama, (que preferiu ficar no anonimato para evitar um possível processo), relatava histórias terríveis e assustadoras que atormentaram toda a equipe de produção do game, até mesmo, os mais incrédulos. Um pouco diferente da protagonizada por Harry no primeiro game, o diário expõe as preocupações de um pai com sua filha menor, frente aos acontecimentos sinistro que estavam ocorrendo na cidade. O diário ia de encontro com as lendas locais, que a equipe da Konami recolheu junto aos moradores das cidades que rodeiam Centralia.

De acordo com o Anônimo, ex-membro da Konami, o diário tinha mais de 354 páginas datadas. Mais de 132 delas eram apenas “acontecimentos rotineiros” que Manson registrava. O diário é continuação de um outro diário ao qual eles não tiveram acesso. Tudo muito tranqüilo, até que algo de bizarro começa a acontecer na cidade e então os elementos tão marcantes visto no Game começam a aparecer nas palavras de Manson . O mais assustador, talvez, seja o escurecimento repentino que ocorria na cidade e o que acontecia a seguir. Manson, conta desesperado em uma das páginas que, em certo dia de Agosto de 1960 (17 ou 18 de agosto), a cidade simplesmente ficou completamente as escuras, 11:45 da manhã. O Sol sumiu e os moradores não sabiam o que havia ocasionado tal fenômeno. Manson era uma pessoa muito religiosa e temeu o pior. Percebe-se em seu relato que o mesmo pensava que se tratava do “fim dos tempos”. Agarrou sua filha e correu para dentro de casa, permanecendo quase todo dia e noite dentro de um pequeno santuário construído em uma das salas da sua casa. De lá, disse que ouviu gritos o tempo todo e um grande temor pela sua vida e de sua filha. Quando a luz do Sol surgiu novamente, Manson narra que saiu as ruas para verificar o que ocorrera. Enfim, descobriu que muitas pessoas, entre eles vizinhos e parentes simplesmente desapareceram.

As autoridades locais tentaram abafar o caso, apesar da insistência de populares querendo explicações lógicas para o evento. Depois disso, tal fenômeno começou a ocorrer com certa freqüência, sendo que Manson sempre tomava as mesmas medidas: ao inicio do escurecer, resgatava sua filha menor e corria para dentro do pequeno santuário, ficando lá até a luz do Sol brilhar do lado de fora.

Manson fala, dias após o inicio desses eventos, que irá se mudar, que não suporta mais aquilo e que as pessoas estão desesperadas e o número de desaparecidos estava crescendo, enquanto as autoridades lutam para que a história seja restringida ao olhar do público da Pensilvania. Manson suspeita de magia negra, conspira contra o xerife, contra o prefeito e todos que desconfia.

Uma das partes mais assustadoras do diário, a penultima página, é o relato de Manson sobre algo incomum que ocorreu durante a repetição do evento sombrio. Quando começou a escurecer, 21 de Abril de 1961, por volta das 10 e 32 da manhã, Manson faz o mesmo procedimento: corre e pega sua filha que está no quintal de casa nos braços e se esconde no pequeno santuário. Atordoado, Manson diz que rezava quando escutou a voz de um primo, na porta da sua casa, grunhido, parecendo um pedido para abri-la. Seu primo havia desaparecido em um desses macabros acontecimentos meses atrás e Manson fica na dúvida se abre ou não a porta. Resolve então espiar pelo vão da porta do santuário. A sua porta parece receber golpes do “tal primo”, tamanho era o tremor que apresentava. Manson, preocupado imaginando que não é o seu primo que está na porta, decidi sair do Santuário e dar uma espiadinha pela janela da sala. Foi o seu erro! No lado de fora estava o seu primo, no entanto, não da forma como o conhecia. Ele era uma criatura completamente retorcida, parecia estar amarrado com uma espécie de metal que perfurava e atravessava diferentes regiões do seu corpo. Totalmente dilacerado, a figura se debatia e golpeava com o tronco a porta da sua casa. E o pior: não estava só! Na rua, em frente em sua casa, haviam outras criaturas. Na esquina, corpos empalados queimavam ainda vivos. O cenário apresentado era um “inferno” versão Centralia. Manson ficou tão assustado que desmaiou de imediato. Acordou com sua filha beliscando o seu rosto. Manson escreve a sua ultima página dizendo que está muito doente, que há algo estranho, que não consegue esquecer o que viu e que teme não consiga salvar a sua filha desse fim…. e aparentemente não conseguiu, já que de Manson e sua filha, nada mais se sabe além da ultima página do diário.

Segundo o autor da acusação Anônimo, o diário ainda existe e está sob o poder de Toyama. O autor também fala sobre a superstição de Toyama com o diário que virou uma espécie de amuleto da sorte para o produtor.


Mais Imagens:


































Segue abaixo alguns vídeos mostrando um pouco mais sobre essa fantástica cidade fantasma (em inglês):






Clique aqui para saber mais sobre os Jogos e Filmes "Silent Hill"



Fonte das imagens: Google Earth

18 comentários:

  1. Muito boa a sua postagem !!!
    Sempre estou lendo algo sobre Centralia,e o clima de mistério que a rodeia é realmente intrigante,não sei até onde vai a veracidade da história mas é tudo muito macabro,e ainda mais a queima desses gases irá continuar por uns duzentos anos e parece que algumas cidades vizinhas terão o mesmo fim.

    ResponderExcluir
  2. Cara... Me amarro nas suas postagens... Tudo bem detalhado... Parabens, vocé manda maneiro!

    ResponderExcluir
  3. muito bom o conteúdo!

    ResponderExcluir
  4. Seu conteudo e mt bom, mostra coisas q nao vi em outros site. Mas tb nao vi o porque de ter um coelho cor de rosa com um macacao marrom e a boca cheia de sangue em dois ou mais jogos da serie de silent hill

    ResponderExcluir
  5. Massa a sua postagem!!!
    Adoooro coisas desse tipo.

    ResponderExcluir
  6. nunca li tanta babaquice na vida... o produtor achou o diario de um fanatico religioso, e o keko?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NADA VE ENTAO VA PRA LA VAMOS VER DO 3 DIAS PRA VOCE IR E VOLTAR SE NAO VOLTAR HA AAAAAAAAAAAAAAA JA SEI DURMA BEM A ONDE ELE ESTAVE NO QUARTO ACHA UMA PISTA PRA MIM

      Excluir
  7. Parabéns pela postagem,tudo muito bem detalhado e explicado,ótima postagem,vou voltar mais vezes aqui,voces parecem ser muito bons em informar e relatar fatos !

    ResponderExcluir
  8. 10 mil se apuder otima postagem vou confessa no começo fiquei com medo mais depois aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa 10 otimo 10 joia parabens

    ResponderExcluir
  9. viu quem queria viajar so pra ve essa cidade que e comparada com silent hill como fala ainda pega fogo mais eu queria so pra ver QUERO PEDIR PRA VC QUE POSTOU ESSAS COISAS VE SE CONSEGUE FALAR COM QUEM ESTA COM O DIARIO EU QUERIA VER EU QUERIA LER UM POUCO PELO MENOS A ULTIMA PAGINA VIU OQUE SERA QUE ACONTEU ELE PERDEU A FILHA ? viu por favor muito favor e a grande coisa que fariam pra mim saber se tem alguma pagina perdida pora i PODE ATE TAR LA SE O DIARIO FALAR EM QUE CASA ELE ESTAVA PODE SER QUE ACHEM ALGUMA PAGINA PERDIDA TALVEZ UM PAPEL DANO UMA PISTA SEI LA PODE SER QUE TENHA UM MISTERIO PARA ONDE ELE FOI SE ELE FUGIU COM A FILHA DELE SEI NAO POR FAVOR QUEM TIVER CORAGEM VA ATE LA E PESQUISE UM POUCO POR FAVOR :):):):):):):):)

    ResponderExcluir
  10. Não existem em outros sites porque é história da carochinha....

    ResponderExcluir
  11. Agora conta aquela do papagaio perneta e do português com diarréia!

    ResponderExcluir
  12. Ever wanted to get free Twitter Re-tweets?
    Did you know that you can get these AUTOMATICALLY AND TOTALLY FREE by registering on Like 4 Like?

    ResponderExcluir

Dicas e sugestões serão bem vindas. Fique à vontade para comentar